Você é capaz de desenhar isso?

Inspirados em uma conhecida citação de Rudolf Steiner de 1917¹ convidamos você em 2017 para tornar realidade um desejo expresso que Rudolf Steiner expressou um século atrás, quando comentou:

Eu teria muito prazer em representar com desenhos, por exemplo, o conteúdo da minha Filosofia da Liberdade. Isso poderia ser feito com facilidade, mas nos nossos tempos não seria compreendido. As pessoas não conseguiriam sentir isso, porque hoje em dia estamos como que adestrados às palavras.²

illus-stripe450

Convidamos assim você a participar com esboços, desenhos, gravuras, pinturas, fotografias, gráficos ou obras de escultura baseados em qualquer frase, parágrafo, ou um contexto maior da Filosofia da Liberdade.

O convite vale para qualquer pessoa ou grupo de trabalho, em qualquer lugar do mundo. A participação de "amadores" é expressamente desejada!

Com o projeto DENK-BILDER (em português: Imagens do Pensamento) pretendemos alargar corajosamente a discussão antroposófica acerca da Filosofia da Liberdade e promover a transposição imagética como um instrumento básico de conhecimento.

 

1) Em 18/5/1908, no final de uma conferência, Steiner perguntou a Margarita Woloschin (uma pintora e escritora russa): "A senhora seria capaz de dançar isso?" (Foi assim que nasceu a arte da Euritmia...)

2) Rudolf Steiner: Design gráfico e arte ilustrativa, pág. 17, Palestra de 3/12/1917